Os indícios mais antigos dos agrupamentos humanos como sociedade surgem, a priori, na África e, posteriormente, no Oriente Médio, onde, Jericó é considerada a cidade (agrupamento) mais antigo da História.
Após isso, notamos o início do processo civilizatório nas regiões do Egito, Índia, China e Mesopotâmia, onde esse deu-se, sobretudo, pela utilização da água, formando assim, o que chamamos de Modo de Produção Hidráulico.
Esses agrupamentos, por vezes, não eram estáveis, isto é, não permaneciam em um mesmo lugar, buscando evidentemente, a ampliação de seus espaços (territórios ).
As Migrações sempre ocorreram ao longo da História da humanidade. A ocupação de outros espaços que não os de origem caracterizaram o processo de evolução cultural, econômica, lingüística e religiosa de muitos e muitos povos.
Para melhor compreensão e orientação geográfica, as migrações são divididas em vertentes que demonstram a composição do povo ou dos povos, assim como, de regiões mundiais ou até mesmo locais.
• Imigrações: É a entrada de pessoas em uma determinada região para habitação, trabalho ou fixação; Exemplo: a Chegada de italianos a partir de 1865, no Rio Grande do Sul. São chamados então, imigrantes, pois fixaram-se nas terras do Rio Grande do Sul;
• Emigração: É a saída de pessoas de uma região para outra com qualquer finalidade, podendo estar mudando-se para formação de novos núcleos de habitação, povoamento ou cidades. Exemplo: Quando os alemães saíram da Alemanha em 1824 para locomoverem-se ao Brasil. Neste sentido, os alemães EMIGRARAM (saíram) de seu lugar de origem.
• Êxodo Rural: Ocorre quando há saída de pessoas das regiões rurais (campo) em direção das cidades com a finalidade de fixação, busca de trabalho e etc.
• migração Sazonal: Ocorre quando há saídas de pessoas de uma região por motivo de trabalho. Essas pessoas trabalham por um tempo ( 3- 6 meses) em outra região e depois retornam a sua cidade. Exemplo: Colhedores de cana-de-açúcar.
• migração Pendular: Refere-se diretamente ao trabalho. Ocorre quando uma pessoa mora em uma cidade e trabalha em outra, retornando no final do dia a sua origem.
Referências
COSTA, J. F. da. Geografia da Pobreza. Trabalho apresentado à disciplina de Geografia da População. UNILASALLE, 2002.
MORAES, Antônio C. R. Geografia: Pequena história crítica. 15º edição São Paulo: Hucitec, 1997.
sexta-feira, 3 de setembro de 2010
João Francisco da Costa - Professor Orientador da PJU 62
Para (não) concluir
As relações que se estabelecem nas sociedades e nos grupos aos quais convivemos, mostram que a cada etapa, a cada ano de nossas vidas, pensamos diferentes, entendemos fatos de forma diferente a cada dia. As vezes, aquilo que não concordávamos ou não aceitávamos, acabam por se mostrar de forma muito peculiar e, mudamos nossas reflexões, nossas concepções, nossas forças de pensar e ver os/as outros/as 0Hoje, lidamos com uma lógica diferenciada, com um complexo de conceitos que até poucas décadas, nossos pais e mães seriam capazes de conceber, quanto mais, nossos avós. Vimos, ao longo dos anos de 1950, uma profunda mudanças nas sociedades mundiais e, não seria diferente aqui, no Brasil. Nos anos de 1960, tivemos Woodstock, os Beatlles e o novo pensamento de uma juventude, um credo, uma busca pela paz, pelo amor verdadeiro e pelo direito de ver a vida com outros olhos. Nos anos de 1960, surge o Rock in Roll, temos a figura de Elvis, mudando a concepção da musicalidade, da expressão do corpo, a liberalidade feminina,profundas mudanças nos paradigmas que regiam a fase. No Brasil, a juventude se deparou com a Ditadura Militar, que bateu, violentou, expulsou a juventude, fazendo dela, uma forma peculiar de vida, dominando, destruindo sonhos..... que bom que nem todos se deixaram vencer (Paulo Freire, Fernando Henrique, Jô Soares, Milton Nascimento, Darcy Ribeiro, Gilberto Gil, Caetano Veloso, entre muitos outros)...por exemplo, a cantora, atriz, mãe e mulher, Elza Soares, teve a casa invadida pelo Dops, foi espancada, jogada à rua e fugiu para a Europa, para não ser morta com os filhos. Nos anos de 1970, a juventude se encontra consigo mesmo, surge o grupo ABBA, Bee Gess e outros fenômenos, que serão apresentados, nos “embalos de Sábado à noite’, com John Travolta. A serenidade parece querer reinar entre a população.... um espírito de dinamismo surge. Já nos anos de 1980, a América do Sul e, inclui-se o Brasil, é sacudida com o fim da ditadura, o que proporciona a juventude muitos acessos que eram restritos, há mudanças na concepção da vida, o computador começa a surgir. A visão do mundo jovem se expande, há uma “inocência” nesse primeiro processo de liberdade. Surge o POP, Michael Jackson, U2, Madonna, Ultraje a Rigor, Paralamas, Titãs, Legião Urbana e muitíssimos outros, que cantarão à esperança, ao amor, que criticarão a política, a injustiça social e econômica, mostrarão que as etnias podem se misturar, que o amor é possível e, a juventude desse período adere ao processo. São os anos de glória da juventude do Século xx. Mas, há uma transição: anos de 1990, há um choque de gerações, os novos jovens chegam à década com a perspectiva do futuro. As relações sociais parecem se quebrar: a sexualidade é tema até mesmo das propagandas de televisão, de jornais, o corpo começa a ser valorizado a níveis de morte, o Brasil é tremulado com o Impeachment de Fernando Collor, a juventude sai à rua, cara pintada, mostra seu poder, porém, o dragão das drogas inicia seu processo de grande inclusão em nossa sociedade. Os anos de 1990 trazem novas perspectivas de vida, empregos, estabilização de nossa moeda, incentivo à educação, privatizações, mas os jovens, ficam lá, quietos, em stand by, para o gran finale : os anos 2000........ Os anos de 2000, isto é, esses 09 últimos anos, parece ter sido um século, em aspectos históricos. A introdução em larga escala mundial da internet, o telefone celular, Ipod, Mp3, 4, 5, 120, Cristal Líquido, Google Earth, foram fatores determinantes a mudanças quase que diária, nos paradigmas, nas reflexões, nas concepções sobre a vida e para ela. As relações pessoais cada vez mais distantes, encaminham-se para um individualismo social crescente. Os jovens, perdidos em um mundo, onde os pais também ainda são jovens, veem-se, muitas vezes em uma crise de referência, onde a depressão é a única saída. Os transtornos bipolares, tripolares e etc, cada vez mais estão presentes em nosso cotidiano. A droga, como vilã, chega para acalentar esse processo. Dá à juventude, nem que seja momentâneamente, uma refrigeração à sua alma, que na busca de referências, de limites, na busca de experimentações, entregam-se ao « abraço do Dragão », como os ingleses se referiam ao transe do Ópio, no século XIX. A juventude do século XXI, não pode mais ser vista no singular, ela se caracteriza por sua pluralidade, por suas múltiplas formas e constituições. Juventudes são formas e processos de um juventude que aos poucos perde a referência de seu eu, perde sua identidade e, ao mesmo tempo, recria novas identidades, que para a « normalidade » da sociedade é chocante. Cada vez mais, novos denomições e grupos surgem e demosntram sua potencialidade de permanência. Os Emos trazem a novidade da emotion, da emoção, da busca pela inocência perdida, pelo amor puro, pela música ; os jovens evangélicos tentam manter-se em seus recantos, onde possam tentar levar uma vida « normal » ; Os pais jovens ( 25- 31), muitas vezes com filhos e filhas de 13 ou 14 anos, continuam em seu processo de juventude, inúmeras vezes, com as mesmas visões de seu (re) conhecimento social, tentando em desespero aplicar sua « liberalidade » sobre os filhos e filhas ; ainda, vemos uma erotização geral da juventude, incentivada pela midia, que insiste no processo da inicição sexual cada vez mais cedo, mas que na maior parte das vezes, não publica campnhas contra o avanço do HIV e da Gravidez na adolescência ; ademais, com maior liberdade, cada vez mais cedo, os homossexuais expressão sua orientação, em uma sociedade que sob muitos aspectos, ainda não concebe a questão, onde a homofobia estabelece-se em todos os cantos ; tem-se ainda, a grande preocupação atual : o crack, que chega como a gadanha da própria morte, ceifando o rico, o pobre, o remediado, o jovem, a criança, o idoso e, há poucos dias, o prefeito de um município do Estado de São Paulo. E, para não concluir, pensemos, como e em quais juventudes vivemos hoje ? De que formas conduziremos orientaremos nossos filhos e filhas para que convivam nesse grande grupo, que é o mundo ? Como atuaremos em todas essas e, em muitas outras problemáticas, como a miséria, a fome, as guerras civis, a polícia corrupta ?
Juventude ou Juventudes ? E agora ?
As relações que se estabelecem nas sociedades e nos grupos aos quais convivemos, mostram que a cada etapa, a cada ano de nossas vidas, pensamos diferentes, entendemos fatos de forma diferente a cada dia. As vezes, aquilo que não concordávamos ou não aceitávamos, acabam por se mostrar de forma muito peculiar e, mudamos nossas reflexões, nossas concepções, nossas forças de pensar e ver os/as outros/as 0Hoje, lidamos com uma lógica diferenciada, com um complexo de conceitos que até poucas décadas, nossos pais e mães seriam capazes de conceber, quanto mais, nossos avós. Vimos, ao longo dos anos de 1950, uma profunda mudanças nas sociedades mundiais e, não seria diferente aqui, no Brasil. Nos anos de 1960, tivemos Woodstock, os Beatlles e o novo pensamento de uma juventude, um credo, uma busca pela paz, pelo amor verdadeiro e pelo direito de ver a vida com outros olhos. Nos anos de 1960, surge o Rock in Roll, temos a figura de Elvis, mudando a concepção da musicalidade, da expressão do corpo, a liberalidade feminina,profundas mudanças nos paradigmas que regiam a fase. No Brasil, a juventude se deparou com a Ditadura Militar, que bateu, violentou, expulsou a juventude, fazendo dela, uma forma peculiar de vida, dominando, destruindo sonhos..... que bom que nem todos se deixaram vencer (Paulo Freire, Fernando Henrique, Jô Soares, Milton Nascimento, Darcy Ribeiro, Gilberto Gil, Caetano Veloso, entre muitos outros)...por exemplo, a cantora, atriz, mãe e mulher, Elza Soares, teve a casa invadida pelo Dops, foi espancada, jogada à rua e fugiu para a Europa, para não ser morta com os filhos. Nos anos de 1970, a juventude se encontra consigo mesmo, surge o grupo ABBA, Bee Gess e outros fenômenos, que serão apresentados, nos “embalos de Sábado à noite’, com John Travolta. A serenidade parece querer reinar entre a população.... um espírito de dinamismo surge. Já nos anos de 1980, a América do Sul e, inclui-se o Brasil, é sacudida com o fim da ditadura, o que proporciona a juventude muitos acessos que eram restritos, há mudanças na concepção da vida, o computador começa a surgir. A visão do mundo jovem se expande, há uma “inocência” nesse primeiro processo de liberdade. Surge o POP, Michael Jackson, U2, Madonna, Ultraje a Rigor, Paralamas, Titãs, Legião Urbana e muitíssimos outros, que cantarão à esperança, ao amor, que criticarão a política, a injustiça social e econômica, mostrarão que as etnias podem se misturar, que o amor é possível e, a juventude desse período adere ao processo. São os anos de glória da juventude do Século xx. Mas, há uma transição: anos de 1990, há um choque de gerações, os novos jovens chegam à década com a perspectiva do futuro. As relações sociais parecem se quebrar: a sexualidade é tema até mesmo das propagandas de televisão, de jornais, o corpo começa a ser valorizado a níveis de morte, o Brasil é tremulado com o Impeachment de Fernando Collor, a juventude sai à rua, cara pintada, mostra seu poder, porém, o dragão das drogas inicia seu processo de grande inclusão em nossa sociedade. Os anos de 1990 trazem novas perspectivas de vida, empregos, estabilização de nossa moeda, incentivo à educação, privatizações, mas os jovens, ficam lá, quietos, em stand by, para o gran finale : os anos 2000........ Os anos de 2000, isto é, esses 09 últimos anos, parece ter sido um século, em aspectos históricos. A introdução em larga escala mundial da internet, o telefone celular, Ipod, Mp3, 4, 5, 120, Cristal Líquido, Google Earth, foram fatores determinantes a mudanças quase que diária, nos paradigmas, nas reflexões, nas concepções sobre a vida e para ela. As relações pessoais cada vez mais distantes, encaminham-se para um individualismo social crescente. Os jovens, perdidos em um mundo, onde os pais também ainda são jovens, veem-se, muitas vezes em uma crise de referência, onde a depressão é a única saída. Os transtornos bipolares, tripolares e etc, cada vez mais estão presentes em nosso cotidiano. A droga, como vilã, chega para acalentar esse processo. Dá à juventude, nem que seja momentâneamente, uma refrigeração à sua alma, que na busca de referências, de limites, na busca de experimentações, entregam-se ao « abraço do Dragão », como os ingleses se referiam ao transe do Ópio, no século XIX. A juventude do século XXI, não pode mais ser vista no singular, ela se caracteriza por sua pluralidade, por suas múltiplas formas e constituições. Juventudes são formas e processos de um juventude que aos poucos perde a referência de seu eu, perde sua identidade e, ao mesmo tempo, recria novas identidades, que para a « normalidade » da sociedade é chocante. Cada vez mais, novos denomições e grupos surgem e demosntram sua potencialidade de permanência. Os Emos trazem a novidade da emotion, da emoção, da busca pela inocência perdida, pelo amor puro, pela música ; os jovens evangélicos tentam manter-se em seus recantos, onde possam tentar levar uma vida « normal » ; Os pais jovens ( 25- 31), muitas vezes com filhos e filhas de 13 ou 14 anos, continuam em seu processo de juventude, inúmeras vezes, com as mesmas visões de seu (re) conhecimento social, tentando em desespero aplicar sua « liberalidade » sobre os filhos e filhas ; ainda, vemos uma erotização geral da juventude, incentivada pela midia, que insiste no processo da inicição sexual cada vez mais cedo, mas que na maior parte das vezes, não publica campnhas contra o avanço do HIV e da Gravidez na adolescência ; ademais, com maior liberdade, cada vez mais cedo, os homossexuais expressão sua orientação, em uma sociedade que sob muitos aspectos, ainda não concebe a questão, onde a homofobia estabelece-se em todos os cantos ; tem-se ainda, a grande preocupação atual : o crack, que chega como a gadanha da própria morte, ceifando o rico, o pobre, o remediado, o jovem, a criança, o idoso e, há poucos dias, o prefeito de um município do Estado de São Paulo. E, para não concluir, pensemos, como e em quais juventudes vivemos hoje ? De que formas conduziremos orientaremos nossos filhos e filhas para que convivam nesse grande grupo, que é o mundo ? Como atuaremos em todas essas e, em muitas outras problemáticas, como a miséria, a fome, as guerras civis, a polícia corrupta ?
Juventude ou Juventudes ? E agora ?
Análises sobre a Sexualidade - aula de PO em 03/09/2010
A aula de PO da turma 62, do dia 03/09 foi baseada no tema sexualiade, onde os educandos e educandas construíram tabelas em planilhas eletrônicas e digitaram textos neste blog, treinando e construíndo seus conhecimentos nessa ferramente, que é a internet.
João Francisco da Costa
João Francisco da Costa
ANTIELE NUNES DE OLEVEIRA PJU 62
Eu era um nemino muito bom no colegio tirava cada notaõ tinha uma paixaõ por leitura e um carinho himenso pela professores .eutinha um cotidiano muito abalado por causa da minha vocasaõ do meu sexo por causa diso tive afeto bem mal com meu pai tinha medo verdade mais tinha amigos que eram pela minha sexualidade e temia pela minha saúde mais eu era um nemino muito calmo por causa do amor da mão até eu griar coragem vou levandocom abariga elealdade dos amigos.
Eu era um nemino muito bom no colegio tirava cada notaõ tinha uma paixaõ por leitura e um carinho himenso pela professores .eutinha um cotidiano muito abalado por causa da minha vocasaõ do meu sexo por causa diso tive afeto bem mal com meu pai tinha medo verdade mais tinha amigos que eram pela minha sexualidade e temia pela minha saúde mais eu era um nemino muito calmo por causa do amor da mão até eu griar coragem vou levandocom abariga elealdade dos amigos.
eder pju62
Eu acho que amor para nós seres Humano faz parte do nosso contidiano prilcipalmente quando existe a lealdade verdadera
mitiele gomes da silva pju62
hoje em dia toda criança precisa de amor,paixão,afeto e carinho,para que na sua juventude não cobre isso do seus pais.E quando chega na época de namoro é bom conversar sobre sexo e sexualidade e que tem que usar preservativo para não ter nenhum probema de saúde e nenhuma gravidez indesejada.E quando chegar no seu cotidiano de casada ensinar a ter lealdade e sempre dizer a verdade para não magoar o seu parceiro para não ocorrer uma separação
vanessa scmidt pju62
No mundo de hoje as pessoas vivem distantes umas das outras a falta de amor.O cotidiano das pessoas estávoltado só para o trabalho.
A juventude de hoje não pensa mais em casar em construir uma relação de lealdade,carinho, afeto na verdade eles so querem viver grandes paixões e momentos de desejo e sexo, a juventude cada vez mais cedo está começando sua vida sexual.
A sociedade hoje está mais aberta á sexualidade de pessoas do mesmo sexo.Mais o importante e vivermos com saúde e se respeitando pois o que importa é sermos feliz.
A juventude de hoje não pensa mais em casar em construir uma relação de lealdade,carinho, afeto na verdade eles so querem viver grandes paixões e momentos de desejo e sexo, a juventude cada vez mais cedo está começando sua vida sexual.
A sociedade hoje está mais aberta á sexualidade de pessoas do mesmo sexo.Mais o importante e vivermos com saúde e se respeitando pois o que importa é sermos feliz.
Jhoffer Shaimon da Silva
muitas pessoas precism de carinhos mas nunca tem a oportunidade de receber, assim como têm pessoas que não amam e só sentem afeto por outras pessoas. outras pessoas nascem para amar e as vezes envelhescem só sem ninguém, isso afeta muito a sexualidade das pessoas principalmente as mais discriminada, mas o mas importante é ser feliz, ter muita saúde e ter paixão pela vida que deus nos deu.E depois vem 1ºlugar a lealdade a verdade e a parte muito interessante o sexo sem ele também paresse que sempre esta faltando aguma coisa!.
joão marcos dos santos
Várias faces de um homem
Era uma vez um jovem rapaz que morava em uma cidade do sul da França, seu nome era Fransua e tinha uma bela jovem que era dona de seu apaixonado coração, seu nome era Desere , tudo começou com uma festa em seu bairro ,ele entrou naquele humilde lugar e deparou com aquela bela jovem, seu coração sentiu aquela profunda paixão.Desde aquele dia Fransua com seu amor imenso depois de ter conhecido Desere estava com sua vida completa, desde aquele momento nasceu um verdadeiro amor ,seu cotidiano mudou com aquele amor.
Fransua tinha um imenso carinho por Desere, o amor de Fransua era completo de uma lealdade imensa, seu coração estava transbordando paixão,depois de umas etapas de carinho chegou o dia onde todos os casais esperam chegar o sexo , mas a primeira vez de um casal sempre tem que ser especial, a todo moento Fransua se mostrava um homem carinhoso, leal, apaixonado, verdadeiro no que ele sentia . Mas no momento que ele se mostrava um homem romântico elev não sabia que sua vida estava pelo tris, sua saúde estava tão mal que nem um verdadeiro amor poderia suportar, mas o afeto que ele sentia por sua amada era muito grande que todo momento ele pensava em seu grande amor
Era uma vez um jovem rapaz que morava em uma cidade do sul da França, seu nome era Fransua e tinha uma bela jovem que era dona de seu apaixonado coração, seu nome era Desere , tudo começou com uma festa em seu bairro ,ele entrou naquele humilde lugar e deparou com aquela bela jovem, seu coração sentiu aquela profunda paixão.Desde aquele dia Fransua com seu amor imenso depois de ter conhecido Desere estava com sua vida completa, desde aquele momento nasceu um verdadeiro amor ,seu cotidiano mudou com aquele amor.
Fransua tinha um imenso carinho por Desere, o amor de Fransua era completo de uma lealdade imensa, seu coração estava transbordando paixão,depois de umas etapas de carinho chegou o dia onde todos os casais esperam chegar o sexo , mas a primeira vez de um casal sempre tem que ser especial, a todo moento Fransua se mostrava um homem carinhoso, leal, apaixonado, verdadeiro no que ele sentia . Mas no momento que ele se mostrava um homem romântico elev não sabia que sua vida estava pelo tris, sua saúde estava tão mal que nem um verdadeiro amor poderia suportar, mas o afeto que ele sentia por sua amada era muito grande que todo momento ele pensava em seu grande amor
Carine Gonçalves da Rocha PJU 62
Hoje em dia, em nosso cotidiano, dificilmente conseguimos viver com a verdade e a lealdade. As pessoas não conhecem mais isso.
Não tratamos mais uns aos outros com carinho, afeto e amor... nos tratamos a base da paixão ou diretamente com base no sexo.
Nos dias de hoje, as pessoas vivem muito preocupadas com trabalho, dinheiro. A correria do dia-a-dia. Já não cuidam mais de sua saúde como deveriam, simplesmente querem viver a vida, mal cuidam de si e dos seus filhos, vemos muitas vezes as pessoas bem e de repente ficamos sabendo por outros que elas já vieram a falecer e não aproveitou quase nada de sua vida.
O mundo está levando a sexualidade mais aberta, já não é tão grande , mais o preconceito em relação às meninas jovens grávidas, mulheres casando-se com mulheres e homens com homens.
E é assim que o mundo vai seguindo, tomara que melhores cada vez mais para aproveitarmos melhor.
Não tratamos mais uns aos outros com carinho, afeto e amor... nos tratamos a base da paixão ou diretamente com base no sexo.
Nos dias de hoje, as pessoas vivem muito preocupadas com trabalho, dinheiro. A correria do dia-a-dia. Já não cuidam mais de sua saúde como deveriam, simplesmente querem viver a vida, mal cuidam de si e dos seus filhos, vemos muitas vezes as pessoas bem e de repente ficamos sabendo por outros que elas já vieram a falecer e não aproveitou quase nada de sua vida.
O mundo está levando a sexualidade mais aberta, já não é tão grande , mais o preconceito em relação às meninas jovens grávidas, mulheres casando-se com mulheres e homens com homens.
E é assim que o mundo vai seguindo, tomara que melhores cada vez mais para aproveitarmos melhor.
Joice V. Farias – PJU 62
Carinho é muito bom sentir, mas as vezes é melhor não demonstrar. Afeto eu não tenho muito; sexualidade cada um tem a sua; sexo é bom quando é compartilhado; saúde é muito importante a gente cuidar dela; amor um dia eu já senti; lealdade é muito importante; paixão eu sinto pelos meus filhos, apesar de tudo, a gente tem que sempre falara a verdade, por mais que doa a quem doer. Cotidiano eu não tenho, por que estou sempre mudando.
Assinar:
Postagens (Atom)
